Série: Jovens escritores


Oi gente! É com muito prazer que dou início a primeira temporada da série: Jovens escritores!!! É uma honra para o blog poder ter contato com novos talentos e novas historias. E para começarmos, farei uma entrevista com um garoto de apenas 17 anos, mas que já tem seu coração dominado pela fascinante arte da escrita!


De acordo com Ramon Cordeiro, o apoio da família e amigos é muito importante para a realização desse sonho e que a idade do autor não importa quando a obra é boa. Ele está terminando o seu primeiro livro, chamado: O poder do círculo.

1)Fale um pouco sobre você.
R: Eu me chamo Ramon. Tenho 17 anos e sou do Rio de Janeiro. Atualmente estou cursando o terceiro ano do ensino médio e pretendo cursar letras a partir do ano que vem.

2)Quando começou seu gosto pela leitura?
R: Desde que eu aprendi a ler. Tudo começou com gibis e livros infantis e com o tempo eu passei a ler outras obras.

3)Quando começou seu gosto pela escrita?
R: Quando eu tinha cerca de 12 anos. Comecei a escrever roteiros de filmes de terror. E eu adorava, foi aí que começou a minha paixão por criar personagens e histórias.

(Roteiros de filmes de terror???AMO!!!! <3)

4)Qual é seu gênero literário?
R: Eu sou apaixonado por diversos gêneros literários. Mas trabalho no meu primeiro livro, que será de ficção sobrenatural. Também estou planejando um romance policial. Mas é apenas um projeto para o futuro.

5)Quais são os livros e autores que te inspiraram para começar a escrever?
R: Vários deles. Mas principalmente três: Stephen King, J. K. Rowling e Agatha Christie.

(Preciso dizer que amo todos esses autores!!!)

6) É difícil ser novo, mas carregar o sonho e o objetivo, de ser escritor?
R: Na verdade, não. Apesar da minha idade, tenho recebido muito apoio dos meus amigos e da minha família. Então, tem muita gente presente nesses meus projetos.

7)Você acha que o mercado literário leva a serio jovens escritores?
R:  Eu acho que a partir do momento que a obra é boa, a idade do autor não importa.

(Concordo plenamente!!!)

8) No seu processo de escrita, você utiliza de meios como :filmes, musicas, séries e etc; para te inspirar na historia?Se sim, quais?
R: Como estou escrevendo um livro sobre bruxas, procurei cada vez mais informações sobre o tema. Através de pesquisas na própria internet, e dos livros sobre o tema que eu já havia lido.

9) Conte sobre seu livro.
R: O livro fala de Hope, uma garota de 15 anos que tem problemas com seu padrasto, que é violento com ela e sua mãe. Um dia, acontece um incidente envolvendo ela, sua mãe e o padrasto, onde Hope acaba descobrindo possuir algum tipo de poder, que ela não sabe de onde vem e nem como controlá-lo. Enquanto isso, três outras garotas, que também possuem habilidades especiais, planejam formar um círculo mágico, onde poderão realizar seus maiores desejos, mas para isso precisam de uma quarta integrante.

10) Conte sobre o processo de publicação (se já tem editora e etc).
R: O processo de publicação só será resolvido depois que eu terminar de escrever o livro e registrá-lo. Como é meu primeiro trabalho, não possuo editora.

11) Seus familiares e amigos te apoiam na sua decisão de escrever?
R: Totalmente. Além de apoio, tenho recebido muito incentivo. Não só da família e dos amigos, mas também tenho professores que me incentivam.

12) Quem é a pessoa que mais te incentiva a publicar seu livro?
R: Sinceramente, todos que já mostrei capítulos do livro ou contei a história, ou que até mesmo só contei que estou escrevendo, me apoiaram. Um agradecimento especial para minhas primas Carol Rodrigues e Nathalia Cordeiro e aos meus amigos Gabriela Oliveira, Carlos Agnes, Cláudia Alves e Paloma Ribeiro. Os seis são as pessoas que estão acompanhando de perto a escrita e o desenvolvimento da história.

13) Na sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens de ser um jovem escritor?
R: A vantagem que mais tenho percebido, é o tempo que posso usar para a escrita. Mesmo estudando para a escola e o vestibular, consigo ter muito mais tempo para me dedicar ao livro do que se eu trabalhasse. Pensando em desvantagens, só me vem a mente a falta de experiência que eu tenho. Mas com o tempo isso se resolve.

Eu realmente estou bem ansiosa para ler e saber mais sobre seu livro! Todos nós te desejamos muita sorte. E que venha logo O poder do círculo!!!!!!!

Beijos
-Tink




32 comentários

  1. Bela entrevista!
    Já estou louca para ler O Poder do Círculo!!!

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!!Esse livro parece ser muito bom! Louca pra ler!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Vamos torcer para que tudo ocorra bem e que logo esse livro possa estar nas livrarias!Beijos

      Excluir
  3. Chamou minha atenção!
    Já estou querendo ler :)

    http://inmw.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a entrevista, parabéns a você pelo post e a ele pela coragem da empreitada.
    Abraço
    http://chacomresenha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa entrevista e acredita que eu já escrevi dois livros? Mas com ambos assuntos e mundo diferentes, mas infelizmente eu escrevi eles no pc, então meu pc apresentou diversos problemas e precisou formata-lo, então perdi os meus bens mais preciosos. Mas hoje já comecei a escrever outro livro, que ainda não tem um nome, mas que é um livro diferente de todos que pelo menos eu já li! Mas enfim, parabéns pela entrevista :D
    Beijos e até mais :D

    Jackson - http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!! Fiquei super curiosa para saber mais sobre seus livros! Que bom que vc voltou a escrever!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Muito legal essa entrevista! Sempre quis ter esse talento de escrever bem (algumas pessoas dizem que eu tenho, mas não creio muito nisso rs)...
    Beijos, Ana ^^
    http://foradoroteiroblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh...Aposto que vc tem!!!Acho bem bacana a arte da escrita! Amo escrever, mesmo que ninguém leia (pq eu n deixo ler :P), ou que fique só pra mim!!!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Ana!!!!!
    Que entrevista pra lá de interessante! Só dos poucos detalhes que ele deu sobre a história, já fiquei mega curiosa pra ler! Ainda mais em se tratando de uma ficção sobrenatural...
    Estou torcendo muito por ele e que venha todo o sucesso do mundo!!!!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!Vamos torcer para o livro ser lançado logo!
      beijos

      Excluir
  8. Que entrevista bacana, sei que muitos autores começaram cedo a escrever, mas foi super interessante ver a entrevista dele, mais ainda porque tenho a mesma idade que ele e não gosto nem de escrever redação kkkk Mas enfim, a história do livro parece ser incrível, espero ansiosa pelo lançamento o/

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista! Gosto muito quando encontro esse tipo de post em blogs, pois assim conhecemos melhor a pessoa entrevistada.
    Fiquei muito curiosa em ler o livro, parece ser bem legal! Muito sucesso para ele e que tudo dê certo!
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fiquei extremamente feliz de fazer essa entrevista, pois amo conhecer novas historias e novos talentos. Amei a proposta do livro e estou na torcida por ele!!
      Beijos

      Excluir
  10. Muito boa a entrevista!
    Que bacana ele curte os mesmo autores que eu, Stephen, Agatha e a J.K <3
    Espero que ele consiga ter bastante sucesso com o primeiro livro, e já estou curioso para o romance policial que ele pensa em escrever, pois é meu gênero favorito.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a matéria, e muito mais a iniciativa de dar apoio aos novos talentos.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a matéria é uma bela iniciativa
    Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Posso dizer que também estou em processo de escrita de dois livros, um está me dando muito mais trabalho que outro. :)
    Mas fico feliz em saber que esteja surgindo jovens escritores, isso com certeza fará com que o mercado olhe melhor para nós, até porque pode surgir uma J.K. Rowling da vida por aí.
    Só tenho a desejar sucesso para Ramon (que não parece ter 17 anos haha), e quero, em breve, poder ver o livro dele nas livrarias e blogs.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tem 17 anos com carinha de 15 anos haha uau é muito bom isso, gostei da entrevista viu, tem um garoto de 18 anos que já publicou seu livro ><
    Obrigada pela visita no Doce Literário <3 Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esse seu post!
    Muito bacana ver que cada vez mais as crianças e os jovens estão se interessando pelo mundo dos livros, espero que continue assim!!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana! Que bacana seu blog estar incentivando novos escritores, mt legal mesmo.
    Desejo sorte ao Ramon =)
    Beijos
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Poxa eu também sou uma Jovem Escritora <3 Como faço pra participar?
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baby, manda uma mensagem pro email do blog:chuvacobertaelivros@outlook.com
      ou para o meu: tinkerbell.pinheiro@gmail.com
      Me deixa seus contatos lá e me fale mais sobre seu livro! Terei o enorme prazer de conversar mais com vc!
      beijos

      Excluir